Descrição
IMAGEM ILUSTRATIVA, CONSULTE VIDEOS OU FOTOS DOS PEIXES DISPONIVEIS NO CHAT DO SITE
*AVISO, SE NÃO TIVER ESTOQUE DO ITEM CONSULTE EM NOSSO CHAT DISPONIBILIDADE PARA ENCOMENDAS ANTES DE EFETUAR PAGAMENTO*
ENVIAMOS OS ANIMAIS PARA TODO BRASIL, CONSULTE CONDIÇOES DE ENVIO E VALORES DE FRETE EM NOSSO CHAT DO SITE, FRETES AEREOS TEMOS VALOR DE TAXA FIXA ALEM DO VALOR DO PROPRIO FRETE. NOSSOS PRODUTOS NORMALMENTE SAO ENVIADOS POR CORREIOS OU JAD LOG.
Classe: Actinopterygii • Ordem: Anabantiformes • Família: Anabantidae
Nome binomial: Ctenopoma acutirostre – Pellegrin, 1899
Sinônimos: Ctenopoma acutirostris, Anabas ocellatus acutirostris, Anabas acutirostris
Nomes comuns: Ctenopoma Leopardo, Peixe Folha Africano, Gourami Leopardo
Distribuição & habitat: África. Bacia do rio Congo
Países: República Centro Africana, República do Congo e República Democrática do Congo
Encontradosem diversos biótopos diferentes, desde rios lóticos até lagoas de águas estagnadas com densa vegetação aquática.
Ambiente & parâmetros da água: pH: 6.0 – 7.6 • Dureza: 5 – 15 • Temperatura: 22°C – 28°C
Tamanho adulto: 20 cm (comum 12 cm) • Estimativa de vida: 5 a 8 anos
Manutenção em aquário: Aquário com dimensões mínimas de 80 cm X 40 cm X 40 cm (128 litros) requerido. Presença de plantas africanas como Anubias e Bolbitis com substrato escuro parece ser apreciado pela espécie. Aquário deverá possuir bastante refúgios e iluminação deverá ser moderada, se possível com plantas flutuantes formando zonas sombrias. Tampar bem o aquário, esta espécie é conhecida por saltar para fora com facilidade.
Sua agressividade é mediana com outras espécies, devendo ser mantido com peixes de mesmo porte. É bastante intolerante com indivíduos da mesma espécie e comerá peixes menores. Evite colocá-lo com peixes muito maiores e agitados, poderá se intimidar e passar a maior parte do tempo escondido.
Se desejar manter um cardume desta espécie, certifique-se que o aquário seja grande o suficiente e adicione todos simultaneamente, se forem introduzidos em momentos diferentes poderá ocasionar brigas uma vez que demarcam e defendem seus territórios quando já estão estabelecidos.
Alimentação: Carnívoro, em seu ambiente natural alimenta-se basicamente de insetos e pequenos peixes. Em cativeiro dificilmente aceitará alimento secos, devendo ser fornecido alimentos vivos como artêmias, peixes, minhocas, entre outros, até que esteja apto a comer alimentos secos, embora seja difícil aceitar estes tipos de alimentos.
Reprodução e dimorfismo sexual: Ovíparo. Sua reprodução é similar a outros Anabantoides. Estabelece ovos em ninhos na superfície da água. Macho irá construir ninho de bolhas próximo a superfície e cortejará a fêmea, sob pressão, ela irá liberar os ovos que cairão no substrato, quando o macho irá fertilizar e coletará a maior parte colocando junto ao ninho de bolhas. Não há cuidado parental e os pais podem comer os ovos. Ovos eclodem em 48h e larvas nadarão livremente após o mesmo período. A taxa de sobrevivência dos alevinos é bastante baixa, uma vez que ocorre canibalismo entre eles.
Seu dimorfismo sexual é difícil, porém, a principal diferença entre machos e fêmeas é que o primeiro apresenta espinhos curtos próximo a região da guelra, enquanto as fêmeas não.






Avaliações
Não há avaliações ainda.