Descrição
IMAGEM ILUSTRATIVA, CONSULTE VIDEOS OU FOTOS DOS PEIXES DISPONIVEIS NO CHAT DO SITE
*AVISO, SE NÃO TIVER ESTOQUE DO ITEM CONSULTE EM NOSSO CHAT DISPONIBILIDADE PARA ENCOMENDAS ANTES DE EFETUAR PAGAMENTO*
Nome: Turbo Trochus, Trochus Snail, Top Shell Snail, Black Foot Trochus, Zebra Trochus Snail
Nome Científico: Trochus sp. (Linnaeus, 1758)
Família: Trochidae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico
Comprimento: Até 7,6 cm
Expectativa de Vida: 15 anos Nível de Dificuldade: Fácil
Parâmetros da Água: pH: 8.1 – 8.4 Dureza de Carbonatos: Entre 5 – 10 Temperatura: Entre 24 – 28°C
Distribuição e Habitat: O Turbo Trochus é nativo dos recifes de todo o Indo-Pacífico. Ao longo do século passado, a água levou indivíduos cada vez mais longe em todo o Pacífico. Agora, eles cobrem uma gama muito mais ampla, incluindo áreas no Oceano Índico e norte da Austrália.
Os caracóis jovens preferem a zona interdital rasa. Isso os mantém fora do alcance da maioria dos seus predadores. À medida que envelhecem e crescem, eles se movem mais longe no recife. Em todo caso, eles não se aventuram a profundidades superiores a 20 metros, pois precisam ficar onde a luz solar ofereça o melhor crescimento de algas possível.
Visão Geral: Uma característica interessante sobre este caracol é que ele possui uma habilidade única de se endireitar. Ele pode se ajeitar facilmente ao ficar virado pra cima, por exemplo. É um traço defensivo que o protege de predadores, sem mencionar que também evita a necessidade do aquarista ter que enfiar a mão no aquário para desvirá-lo.
Alimentação: Herbívoro. A maioria dos aquaristas recorrem aos caracóis por conta de seus hábitos de pastagem. O Turbo Trochus se encaixa perfeitamente bem nesse caso. Esse herbívoro usa sua rádula para combater algas, cianobactérias e diatomáceas. O melhor de tudo é que ele chega às algas enquanto elas ainda estão na fase de crescimento (ou seja, antes de se tornarem um problema). Por conta disso, este carinha é uma excelente opção para fazer parte da equipe de limpeza do aquário marinho.
Infelizmente, o Turbo Trochus não gosta de algas filamentosas. Ele pode fazer um lanche aqui e ali, mas não é a favorita dele. Se você está lutando com esse tipo de alga, pode querer adicionar alguns caramujos astrea.
Temperamento / Comportamento: Você pode até encontrar caracóis agressivos por aí. Mas o Turbo Trochus não é um deles! (A maioria dos herbívoros migram para o lado pacífico da escala). Essa espécie surge no recife à noite e começa a trabalhar, raspando algas de rochas, bem como de corais e vidros. Eles não incomodam ninguém. Quando o sol nasce, voltam a se esconder.
Dimorfismo Sexual: O Turbo Trochus não possui características distintivas que ajudem a diferenciar o macho da fêmea, já que eles se reproduzem liberando gametas na coluna d’água, que aparece como uma substância branca e leitosa.
Acasalamento / Reprodução: O caracol Turbo Trochus se reproduz facilmente em cativeiro. Esse não é o problema! No entanto, conseguir que as larvas resultantes sobrevivam até a fase adulta – agora, isso sim é um problema. Além disso, você terá que ter sorte pra saber se possui caracóis machos e fêmeas no aquário. Não há como diferenciá-los olhando simplesmente pelas suas características externas. Obviamente, se você tiver um aquário grande o suficiente, poderá comprar um pequeno grupo e esperar o melhor. Eles se dão bem juntos, então você deve ver resultados positivos quando todos atingirem a maturidade sexual (pelo menos dois anos de idade).
Peixes, corais e outros invertebrados adoram as larvas dos caracóis. A maioria nunca sobrevive de 3 a 7 dias para se metamorfosear na forma adulta (em miniatura). E mesmo que tenham essa chance, a vida em um aquário marinho, quando você possui o tamanho da cabeça de um alfinete, não é nada fácil. Além disso, aquaristas costumam encontrar filhotes de caracóis arrastados para seus skimmers. (Não é um bom bercário). Supondo que os filhotes sobrevivam, eles levarão cerca de 1 ano para atingir o tamanho adulto.
Avaliações
Não há avaliações ainda.